Configurando o JBoss Tools 3.3.1 no Eclipse Indigo

Bem, depois de tanto tempo volto a me dedicar um pouco ao blog. Já faz realmente muito tempo desde que escrevi o último artigo.

Pretendo voltar à ativa por aqui com vários assuntos, muitos dos quais já de conhecimento de muitos desenvolvedores, mas procurando dar uma visão diferente e mais prática, como sempre tenho procurado fazer.

Bom, este post trata de um assunto que já foi tema de outros posts. No post Preparando um Ambiente de Desenvolvimento Java EE Baseado em Eclipse eu demonstrei como preparar um ambiente de desenvolvimento baseado no Eclipse utilizando os principais plugins. Já no post Adicionando Servidor de Aplicações JBoss ao Eclipse eu mostrei como adicionar o servidor de aplicações JBoss ao Eclipse, para facilitar o desenvolvimento das aplicações e controle do servidor através da IDE.

No entanto, mesmo que esta seja uma tarefa trivial para quem já desenvolve a um certo tempo, e para muitos nem mereça um post, para muitas pessoas esta não é uma tarefa tão simples e intuitiva. Prova disso são as experiências que tenho como professor em um curso de especialização em Java, onde muitas vezes os alunos não sabem sequer como configurar o workspace adequadamente com uma JDK.

Pensando nisto, e principalmente em meus atuais e futuros alunos, é que me disponho a postar coisas simples como esta, que são de grande ajuda para quem está começando.

Neste post não vou mostrar toda a configuração de um ambiente do ZERO novamente; para isto você pode consultar o post citado anteriormente, fazendo as devidas ressalvas com relação à versão da IDE e dos plugins.

O que vou mostrar aqui é algo mais direto: como instalar uma versão adequada do JBoss Tools ao Eclipse Indigo. Para isto vou assumir que você já tenha o Eclipse Indigo instalado, e se não tem você pode baixá-lo a partir do site http://www.eclipse.org/downloads/. Eu recomendo que você baixe a versão Eclipse IDE for Java EE Developers, que já traz alguns plugins voltados ao desenvolvimento JEE. Escolha a versão adequada para seu sistema operacional e, após efetuar o download, descompacte o arquivo em seu local de escolha.

Uma vez instalado, inicie o Eclipse:

Uma vez inicializado o Eclipse, é importante escolher a perspectiva Java EE para se trabalhar com o desenvolvimento JEE, e principalmente para facilitar a configuração de um servidor de aplicações. Se você selecionou, na inicialização, um workspace novo, o IDE terá a seguinte aparência (provavelmente):

Repare que, no canto superior direito a perspectiva Java EE está selecionada, e na parte inferior a aba de servidores está selecionada.

Se quisermos, por exemplo, adicionar o servidor de aplicações JBoss 6.1 em novo ambiente, podemos clicar no link “new server wizard”. Ao fazer isso um wizard será apresentado, e nele podemos observar que a opção de adicionar o JBoss 6.1 não está disponível:

Se clicarmos no link “Download additional server adapters”, a seguinte tela será apresentada, nos dando a opção de baixar mais plugins para outros servidores, dentre ele o JBoss Tools:

Ao selecionar a opção desejada e avançar, os procedimentos seguintes levarão à instalação do plugin. Os passos seguintes são bem intuitivo.

Outra maneira de instalar o plugin do JBoss Tools é através de um arquivo local, mas eu sinceramente não gosto desta opção. As experiências que tive mostraram que esta é uma opção mais demorada e propensa a erros, mas ainda assim pode ser uma opção para quem está sem conexão no momento de fazer a configuração. Para isso será necessário baixar o arquivo do site do projeto JBoss Tools, mas por não considerar esta opção a melhor, vou ignorá-la e apresentar a forma que, assim como a primeira forma apresentada, é para mim mais adequada.

Acesse o site http://www.jboss.org/tools/download. No link de downloads é possível encontrar a versão estável do plugin para o Eclipse Indigo. Esta é a principal razão pela qual não utilizo ainda o Eclipse Juno, que é a última versão do IDE Eclipse; o plugin do JBoss Tools ainda não é estável para ele.

Bem, após clicar no link voc~e será redirecionado à uma página onde é possível ter acesso ao update site do plugin, que é um link que usaremos para a configuração do mesmo no Eclipse:

Copie o link apresentado e, voltando ao Eclipse, selecione o menu “Install New Software…”:

Na tela seguinte clique no botão “Add…” e a seguinte janela de configuração será apresentada, onde é possível inserir o link copiado da página do plugin e indicar um nome para o mesmo:

Depois disso os recursos do plugin serão apresentados para que você escolha qual deles quer instalar. Eu aconselho a instalação de todos. Sendo assim selecione todas as opções apresentadas e clique no botão “Next >”:

Dependendo da banda de sua conexão, os passos seguintes podem ser bem demorados. Basicamente você terá que confirmar as escolhas feitas, aceitar alguns termos de licença e aguardar o download dos itens. Ao final será solicitado que a IDE seja reinicializada. Simplesmente aceite.

Depois de reiniciada a IDE, tente novamente adicionar o servidor de aplicações JBoss 6.1 à IDE. Você verá que o adaptador estará disponível.

Para os passos seguintes da configuração do servidor você pode consultar o post referenciado no início deste post, pois o processo será basicamente o mesmo.

É importante ressaltar que não basta ter uma JRE configurada no Eclipse. É preciso ter uma JDK configurada. Os procedimentos para esta configuração também podem ser encontrados em um dos posts citados no início deste post, referente à criação de um ambiente de desenvolvimento completo baseado no eclipse.

Bem, é isto. Espero que esta dica seja proveitosa para muitos que estão começando.

Até o próximo post!

Um comentário sobre “Configurando o JBoss Tools 3.3.1 no Eclipse Indigo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s