Windows 7 64bits e Eclipse JEE

Neste final de semana resolvi, finalmente, colocar o Win7 64 bits em meu notebook (Itautec W7655). Exitei por um tempo, por preguiça de fazer backups e todas as reinstalações necessárias, e também pelo receio de não ter todos os drivers reconhecidos, uma vez que o site do fabricante não informa o suporte oficial do Win7 (32 bits e 64bits) para todos os dispositivos. Mesmo assim, comprei um HD externo (o que facilitou demais os backups) e mandei ver na formatação.

Para aqueles que tem este modelo de notebook, e que querem também colocar o Win7, fiquem tranquilos – todos os dispositivos foram reconhecidos!

Uma vez que a configuração dos dispositivos foi tranquila, parti para a instalação das ferramentas de desenvolvimento. A instalação do JDK é tranquila, assim como das demais ferramentas usuais.

Com o Netbeans não tive problemas, o suporte é tranquilo, mas com o Eclipse a coisa não é tão direta.

Eu costumo instalar o pacote Eclipse IDE for Java EE Developers, que já traz os plugins necessários para o desenvolvimento web em Java. Porém, não existe uma versão pronta para 64 bits.

Graças a um comentário neste post, consegui configurar facilmente o pacote citado para o sistema 64 bits. A tática consiste em instalar primeiro o Eclipse IDE for Java EE Developers para 32 bits, e depois descompactar, no mesmo diretório, o pacote Eclipse Classic 64 bits por cima do anterior, substituindo os arquivos em comum.

Eclipse Classic (só ele tem suporte para 64 bits no Windows)

Eclipse for Java EE Developers (suporte somente para 32 bits)

Funcionou numa boa, e me poupou o trabalho de instalar cada um dos plugins manualmente.

Segundo o que foi dito no comentário do post de onde peguei a referência, o fato de não se ter disponibilizado uma versão 64 bits do Eclipse for Java EE Developers se deve à falta de equipe para testar a tal versão.

Fica a dica!

2 comentários sobre “Windows 7 64bits e Eclipse JEE

  1. Parece que o pessoal do Eclipse não gosta do Windows 64, porque nenhuma versão agora tem disponível versão para windows 64

  2. Amigo, tenho exatamente o mesmo cenário e segui os passos sugeridos. Ainda assim, quando clico no executável do Eclipse, ele não abre. Agradeço se puder me ajudar. Meu windows é o 7 Pro.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s