Rich Internet Applications Com Apache Pivot

Recentemente a Apache Software Foundation elevou ao nível de projeto oficial sua plataforma para o desenvolvimento de aplicações RIA (Rich Internet Applications) em Java, chamada Pivot.

Esta tecnologia combina usabilidade e produtividade elevadas de um kit de ferramentas moderno de RIA com a robustez de uma plataforma de padrão industrial como Java.

Aplicações Pivot são escritas usando uma combinação de Java e XML, e podem ser executadas como applets ou como aplicações desktop (opcionalmente offline). Enquanto a plataforma Pivot foi projetada para ser familiar a desenvolvedores WEB que tem experiência no desenvolvimento de aplicações  AJAX usando HTML, CSS e JavaScript, ela oferece um conjunto muito mais rico de componentes do que a HTML, e permite que os desenvolvedores criem experiências muito mais sofisticadas aos usuários de forma rápida e fácil. A plataforma Pivot também será familiar a desenvolvedores Swing, uma vez que tanto Swing quanto Pivot são baseados em Java2D e empregam a arquitetura MVC (Model View Controller) para separar os dados de sua apresentação.

No entanto, Pivot inclui recursos adicionais que tornam o desenvolvimento de aplicações com GUIs modernas muito mais fácil, tais como interfaces de usuário declarativas, data binding, efeitos e transições, e integração com web services.

A plataforma Pivot é desenvolvida em um ambiente participativo e aberto, e distribuído sob a Apache Software Licence.

O projeto ainda é recente, mas promete ser uma boa opção para o desenvolvimento de   aplicações RIA em Java.

Confira a página do projeto: http://pivot.apache.org/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s