Instalando o Plugin do WebSphere AS Community Edition 2.1 no Eclipse

Versão em PDF

Ontem comecei minha saga de tentar instalar o plugin de suporte ao WebSphere AS Community Edition (WASCE) no Eclipse Ganymede. Até então só havia utilizado para projetos o JBoss, Glassfish e Tomcat.

Inicialmente contei com o tutorial criado por Juliano Martins, mas como é de costume a Lei de Murphy me perseguir, não consegui instalar o plugin da maneira que o tutorial mostrava. Basicamente a instalação era interrompida perto dos 94%. Tentei várias vezes, sem sucesso.

Procurando um pouco mais na internet, encontrei o update site para o plugin do WASCE. Além de conter o update site para instalação do plugin através do Update Manager, ele contém o link para o arquivo compactado do plugin, e com este último fica fácil fazer uma instalação offline do plugin, bastando descompactar o arquivo dentro do diretório de instalação do Eclipse. O site contém as versões 2.0 e 1.1 do plugin, assim como a versão mais recente do mesmo, que é a 2.1. O plugin mais recente suporta as versões 2.0 e 2.1 do WASCE.

Bom, depois de alguma informação vamos colocar a mão na massa. Vou mostrar como configurar o plugin através do update site.

Adicione a URL http://download.boulder.ibm.com/ibmdl/pub/software/websphere/wasce/updates/ como um site no Update Manager do Eclipse:

wsace1

Além do plugin para o WASCE, também aproveitei pra instalar os adaptadores e runtimes do Gerônimo.

wsace2

Depois de clicar em install, será iniciado o download dos arquivos necessários. Uma tela de confirmação será apresentada para os itens a serem instalados.

wsace3

Confirme e continue. Aceite também os termos de licenças apresentados.

wsace4

wsace5

Depois de reiniciado o IDE, você encontrará as opções de configuração para os servidores. Aqui eu havia instalado previamente o WASCE 2.1.1.

Ao escolher a opção do servidor 2.1, indiquei o local de instalação que eu havia feito previamente.

wsace6

Após isso, clique em next para a próxima etapa, que é a configuração do usuário e senhaa (usuário: system/senha: manager) para acesso ao web console do WASCE.

wsace7

Ao confirmar, você terá sua configuração pronta. Inicie o servidor.

Assim que o servidor tiver iniciado, acesse http://localhost:8080. Você deverá ver a página inicial que acompanha a instalação do servidor. Através dela é possível ter acesso ao Administrative Console.

wsace8

Clicando no link do Administrative Console, serão solicitadas as credenciais de acesso.

wsace9

Ao informá-las, você será direcionado para o painel de administração do servidor.

wsace10

A utilização deste não é o foco deste how-to, então vou ficando por aqui.
Fica a dica!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s