Visão geral da tecnologia Java

Motivação

Estava eu aqui, escrevendo alguns tópicos da minha monografia que falam sobre a tecnologia Java, e me veio a idéia de publicar o conteúdo na forma de um artigo, dando uma visão geral da tecnologia.
Por um momento pensei que seria perda de tempo, afinal, já existe muito material por aí que fala sobre a história da linguagem, e sobre a tecnologia como um todo.

Mas escrevendo os tópicos da monografia percebi o quanto é difícil encontrar, em um único lugar, várias informações sobre a plataforma Java, o que é muito importante para quem está começando a se aventurar nesta tecnologia.

Portanto resolvi criar este artigo para registrar em um único lugar algumas informações relevantes sobre a tecnologia. As fontes de referência serão citadas ao final, e nelas poderão ser encontradas informações adicionais.
Críticas e sugestões são bem vindas na forma de comentários (até porque a monografia ainda não foi entregue até a presente data).

Se você chegou até aqui à procura de informações sobre a tecnologia Java, espero que este artigo possa ser interessante e atender às suas espectativas.

JavaTM

A tecnologia JavaTM há algum tempo, tem sido a principal escolha do mercado de TI para o desenvolvimento de sistemas distribuídos.

Segundo o ínice TIOBE, de fevereiro de 2009, Java ainda é a linguagem mais popular para o desenvolvimento de sistemas.

tpci_trends

É importante observar que este índice não se refere a melhor linguagem de programação, ou a linguagem com a qual se escreveu a maior quantidade de linhas de código até o momento. Este é um índice que leva em consideração, entre outras coisas, a quantidade de profissionais capacitados ao redor do mundo, cursos disponíveis e produtos no mercado.
Esta convergência para a tecnologia JavaTM se deve, principalmente, ao reconhecimento por parte do mercado de TI das qualidades inerentes da linguagem e da plataforma JavaTM como um todo.

Histórico

A tecnologia Java surgiu de uma pesquisa corporativa interna, financiada pela Sun Microsystems, em 1991. O objetivo era o desenvolvimento de uma linguagem que atendesse ao mercado de dispositivos eletrônicos inteligentes.
O resultado foi a criação de uma linguagem baseada em C e C++, que teve o nome inicial de Oak. Pouco tempo depois, rebatizada de Java, a linguagem se mostrou adequada para o desenvolvimento de páginas web dinâmicas, e em 1995 foi apresentada formalmente pela Sun Microsystems em uma conferência. Nascia aí a plataforma Java.

Hoje, muito mais do que uma linguagem, Java é uma plataforma rica, que permite o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis, como celulares e PDAs, até aplicações corporativas complexas, baseadas em web services, passando ainda por aplicações desktop e discos blue-ray.

A linguagem de programação JavaTM

Ao criar a linguagem de programação Java, os engenheiros da Sun se basearam em duas das linguagens de implementação mais utilizadas até então, C e C++. Isso permitiu que Java estivesse facilmente acessível a uma enorme base de desenvolvedores ao redor do mundo, a maioria dos quais envolvidos no desenvolvimento de sistemas operacionais, sistemas de bancos de dados, telecomunicações e aplicativos para computadores pessoais.
Foram removidos da linguagem os recursos mais confusos, complexos, e propensos a erros encontrados em C e C++, mantendo assim a linguagem concisa, com aquilo que havia de melhor das duas linguagens.
Foram incluídos na linguagem recursos realmente necessários à grande maioria dos desenvolvedores, como strings, imagens gráficas, componentes de interface gráfica com o usuário, tratamento de exceções, multithreading, multimídia, processamento de arquivos, processamento de bancos de dados, redes cliente/servidor baseados na Internet e na World Wide Web e em computação distribuída, e estruturas de dados pré-empacotadas.
Java foi também a primeira linguagem verdadeiramenteo multiplataforma, implementando o conceito de “write once, run everywhere”, graças à sua arquitetura baseada em uma máquina virtual, que interpreta um código intermediário, conhecido como bytecode. A existência de máquinas virtuais para sistemas operacionais específicos permite que um mesmo bytecode gerado por um código compilado de uma classe Java seja executado em qualquer sistema operacional sem a necessidade de recompilação.

Desde sua criação, muitas características vem sendo adicionadas à linguagem Java e à plataforma Java como um todo. Todas estas características tornam a linguagem Java adequada, ao contrário do que muitos pensam, para o desenvolvimento de uma ampla variedade de sistemas, que incluem aplicações desktop, aplicações multimídia, applets, aplicações para Internet, intranet, extranet, portais, aplicações distribuídas baseadas em web services, aplicações para dispositivos móveis, discos blue-ray, aplicações para tv digital, e muito mais.

A plataforma tecnológica JavaTM

A tecnologia JavaTM não está limitada somente à linguagem de programação Java. Antes disso, JavaTM é uma ampla plataforma de desenvolvimento, constituída de várias APIs e ambientes de execução.
Apesar de ter sido desenvolvida inicialmente pela Sun, hoje a evolução da especificação da plataforma JavaTM é determinada por uma comunidade de empresas e indivíduos denominada JCP (Java Community Process) que, com suas experiências, ajudam a definir os rumos da plataforma, contribuindo com o melhor de cada segmento. Este modelo de evolução da plataforma permite que qualquer empresa possa implementar a espefificação da plataforma Java, na forma de um produto.
A platafoma JavaTM é dividida em três segmentos, ou edições principais: JSE, JEE e JME. Cada edição engloba e licencia um conjunto de APIs e ambiente de execução da plataforma Java para atender às necessidades específicas dos desenvolvedores de aplicações.

A JSE, ou Java Standard Edition, é o segmento base da plataforma JavaTM . É nele que encontramos as principais APIs a plataforma, que servem de base para os outro dois segmentos, além de APIs para o desenvolvimento de aplicações desktop.
A imagem abaixo apresenta o segmento JSE da plataforma JavaTM .

api_jse

Como é possível ver na imagem, a linguagem Java está no topo de uma série de tecnologias que compõem a plataforma JSE.
É possível visualizar também, nesta imagem, além das APIs que compõem a plataforma JSE, as ferramentas que acompanham o kit de desenvolvimento (JDK) e as tecnologias de implantação que acompanham ambiente de execução (JRE).

A JEE, ou Java Enterprise Edition, é o segmento da plataforma JavaTM que apresenta APIs para o desenvolvimento e aplicações corporativas distribuídas, transacionais, baseadas principalmente em tecnologias web.
A imagem abaixo ilustra a distribuição das APIs da plataforma JEE de acordo com o tipo de container JEE.

overview-j2eearchitecture

Como pode-se ver, a plataforma JSE é a base para todas as outras tecnologias presentes na plataforma JEE.

A JME, ou Java Micro Editon, é o segmento da plataforma Java destinado a dispositivos móveis como celulares, PDAs, e outros dispositivos embarcados que suportam JavaTM , mas não toda a API JSE ou JEE, e de certa forma é porção da tecnologia JavaTM que vai ao encontro das intenções originais ao se criar a linguagem Java.
Hoje, a plataforma JME evoluiu para uma arquitetura organizada de tecnologias distintas para dispositivos embarcados, e está dividida conforme a imagem abaixo.

fig2

Conclusão

Como pode-se ver, Java vai muito além da linguagem de programação. É uma plataforma completa, um conjunto de soluções para o desenvolvimento de aplicações de diversos tipos.
Apesar das novas tecnologias que surgem, Java ainda é uma tecnologia de destaque no mercado de desenvolvimento de aplicações, e as constantes melhorias na plataforma tendem a consolidar ainda mais a tecnologia, durante os próximos anos, como uma das principais do mercado.

Referências

http://www.tiobe.com/index.php/content/paperinfo/tpci/index.html

http://java.sun.com/j2se/1.5.0/docs/

http://developers.sun.com/mobility/getstart/articles/survey/

http://java.sun.com/javaee/5/docs/tutorial/doc/

Deitel & Deitel – Java Como Programar 4ª Ed.

Érico Casella Tavares de Mattos – Programação de Softwares em Java

Érico Casella Tavares de Mattos – Programação Java para Wireless

Rick Cattell, Jim Inscore – Criando aplicações comerciais com a plataforma Java 2 Enterprise Edition

2 comentários sobre “Visão geral da tecnologia Java

  1. Olá Luizgustavoss,

    Sou estudante de sistemas de informação… Estou desenvolvendo minha monografia sobre o tema: “Um Estudo comparativo entre Java e C#”…Vi no seu blog que sua monografia foi sobre Java… Gostaria de saber se você poderia compartilhar sua monografia comigo…não vou esquecer de fazer as devidas citações e referências… Agradeço desde já.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s